Homens armados atacam sede da companhia nacional petrolífera da Líbia

Fumaça é vista nesta segunda-feira (10) diante do prédio da Companhia Nacional de Petróleo da Líbia, em Trípoli (Foto: Hani Amara/Reuters)

Explosão e disparos foram ouvidos por testemunhas. Segundo agência, duas vítimas morreram, além de dois homens armados que cometeram o ataque.

Diversos homens armados atacaram a sede da petroleira estatal líbia National Oil Corporation (NOC), em Trípoli, nesta segunda-feira (10), matando ao menos dois funcionários da empresa, disse uma autoridade de segurança à agência Reuters.

No primeiro ataque do tipo contra altos funcionários da indústria petroleira estatal líbia, dois dos homens armados também morreram e ao menos 10 funcionários ficaram feridos, segundo autoridades.

Forças de segurança disseram ter recuperado controle do prédio, localizado no centro da cidade.

O ataque acontece menos de uma semana depois de uma frágil trégua suspender confrontos entre grupos armados rivais em Trípoli, no mais recente surto de violência na Líbia, que tem sofrido com instabilidade desde a revolta de 2011.

Grupos armados regularmente bloqueiam campos de petróleo para fazer exigências mas, até agora, a sede da NOC não tinha sido alvo da violência que tem abalado o país do norte da África.

Nenhum grupo reivindicou responsabilidade de imediato pelo ataque desta segunda-feira. Em casos anteriores, militantes leais ao Estado Islâmico conduziram ataques em Trípoli e outras cidades líbias.

Créditos G1