Furacão Michael avança para o noroeste da Flórida com ventos de até 230 km/h

Foto: EFE/Dan Anderson

O potente furacão Michael avança a 20 km/h e com ventos fortes de até 230 km/h em direção à costa noroeste da Flórida, onde deve chegar nas próximas horas.

Desde 2005, não chegava à região do Panhandle um furacão como Michael, que começou a se fortalecer ontem, entrou no Golfo do México e hoje de madrugada chegou à categoria 4 de uma escala de no máximo 5.

Em seu boletim mais recente, o Centro Nacional de Furacões (NHC) advertiu que é possível outro fortalecimento de Michael depois do meio-dia (horário local). Conforme o organismo, Michael é um furacão “potencialmente catastrófico”.

Apesar dos ventos intensamente fortes, o grande temor é com as inundações que as chuvas podem provocar. As autoridades pediram alerta máximo para a população.

Ao todo, 35 condados dos 67 da Flórida estão em estado de emergência, da mesma forma que outros no Alabama, na Geórgia e na Carolina do Sul. Os avisos e recomendações de vigilância do NHC por causa de Michael abrangem Flórida, Alabama, Mississipi, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

De acordo com o NHC, Michael deve girar para noroeste antes de tocar o solo e depois para nordeste até o início da noite. Posteriormente, ele se dirigirá para o nordeste através do sudeste dos Estados Unidos a partir de hoje à noite ou amanhã e na sexta-feira se afastará do litoral atlântico dos Estados Unidos.

Créditos Por Agencia EFE